PE de Campos do Jordão
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
204
Espécies com foto:
197
Espécies com som:
70
Total de registros:
2620
Total de fotos:
2456
Total de sons:
164

primeiros registros fotográficos

mocho-diabo
Leonardo Araujo
juruva
Sergio Lima
cigarra-bambu
Vicente Villas
corruíra
Augustus C. Muniz
garça-branca-grande
Augustus C. Muniz

primeiros registros sonoros

tuque-pium
Jose Silverio Lemos
cuiú-cuiú
Jose Silverio Lemos
arredio-pálido
Eduardo de Sousa
tapaculo-serrano
Rubelio Souza
sabiá-una
Rubelio Souza
Áreas de Observação

Parque Estadual de Campos do Jordão

O Parque Estadual de Campos do Jordão – PECJ, é também conhecido regionalmente como Horto Florestal. Foi criado em 27 de março de 1941, compondo, atualmente uma área de 8.341 hectares, e ocupando um terço da superfície municipal.

História

O Parque abriga importante remanescente da Mata Atlântica, num mosaico com três fisionomias básicas: a mata de Araucária e Podocarpus, os Campos de Altitude e a Mata Nebular. Estes ambientes contam com uma riquíssima fauna, com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

As maiores extensões contíguas de pinheiros de todo o sudeste brasileiro se distribuem em vales profundos e morros com altitudes entre 1.030 e 2.007 metros, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, na àrea de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira.

O Parque Estadual de Campos do Jordão, em função da política de incentivo e fomento do reflorestamento com espécies vegetais exóticas, na época de sua criação, teve uma grande área reflorestada com coníferas introduzidas. Os 2000 hectares que se encontravam degradados receberam plantio principalmente de coníferas do gênero Pinus (elliotti e taeda) as quais deverão ser suprimidas através de manejo florestal adequado, possibilitando a regeneração da vegetação natural do local.

Infra-estrutura

Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências